

A Empresa
Somos uma equipa jovem, mas já com alguns anos de experiência em Engenharia Civil. Desde de 2004 que trabalhamos em projectos de especialidades de engenharia civil, direcção de obras, orçamentação, licenciamento de obras, entre outras especialidades da Engenharia Civil.
Mais recentemente iniciámos trabalho na certificação energética de edifícios, dentro deste trabalhamos ajudamos os clientes na possível melhoria na eficiência energética do imóvel em estudo, quer se trate de edifício de habitação ou comércio/serviços. Procurando junto do cliente uma solução eficiente à medida das suas possibilidades.
Contamos com vários parceiros nas diversas áreas da engenharia civil, desta forma conseguimos responder de forma profissional às várias solicitações que nos surgem.
Sendo a Engenharia Civil a nossa vida procuramos vivê-la de forma séria e alegre.

Certificação Energética
Melhorar o desempenho energético dos edifícios é um dos objetivos a cumprir para a sustentabilidade energética do nosso país.
Vários estudos feitos na área do consumo energético apontam que este sector é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa. Para o nosso país e a Comunidade Europeia, que têm o objetivo de cumprir o compromisso que assumiram no âmbito do Protocolo de Quioto em reduzir o consumo energético em 50%, o que representa uma redução anual de 400 milhões de toneladas de CO2 emitidas para a nossa atmosfera.
Assim surge a Diretiva nº 2002/91/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro, relativa ao desempenho energético dos edifícios (EPBD). Para além de outros requisitos, a EPBD estabelece que todos os Estados-Membros implementem um sistema de certificação energética nos edifícios. Revista em 2010 como Diretiva nº 2010/31/CE, esta versão da EPBD trás um conjunto de novos desafios, parte deles alavancados com o Certificado Energético.
Esta atualização em Portugal surgiu com o Decreto-Lei 118/2013 de 20 de Agosto, atualmente na sua 4ª atualização no Decreto-Lei 28/2016 de 23 de Junho, a transposição para Portugal pelos decretos lei mencionados, resultou numa maior visibilidade por parte da certificação energética quer nos edifícios novos e reabilitados, bem como nos objeto de transação ou arrendamento, com destaque para os que são publicitados, que devem indicar a classe energética.
Em Portugal, a ADENE é responsável pela gestão do Sistema Nacional de Certificação Energética dos Edifícios.
Mais recentemente foi publicado o Decreto-Lei 101-D/2020 de 7 de Dezembro que estabelece os requisitos aplicáveis a edifícios para a melhoria do seu desempenho energético e regula o Sistema de Certificação Energética de Edifícios, transpondo a Diretiva (UE) 2018/844 e parcialmente a Diretiva (UE) 2019/944.
Contactos
Escritório
Mercado de Ideias
Mercado Municipal Engenheiro Silva, Passeio Infante Dom Henrique, 22 – 1ºAndar, Sala 33 | 3080-042 Figueira da Foz
966 751 314 – Eng.º Bruno Ferreira
939 393 478 – Eng.ª Patrícia Silva
“Contactos com custo de chamada para a rede móvel nacional”